A análise de dados é agora uma tarefa diária para um consultor SEO no porto. Não é surpreendente dada a diversidade dos projectos aos quais é aplicado: detectar oportunidades de construção de ligações, optimizar uma rede interna, ou identificar novas oportunidades de crescimento. E podem também fornecer novos recursos para os decisores, para o marketing na Web ou para a optimização da aquisição e conversão de tráfego.
“Um consultor precisa de ver as anomalias estatísticas quando reporta ao cliente”.
As ferramentas utilizadas pelos analistas de dados e desenvolvidas pelos cientistas de dados permitem escalar e ir mais longe nas interpretações. Para sítios com volumes de páginas muito grandes (vários milhões), ter esta perícia é quase indispensável. A automatização do processamento de dados em grande escala enriquece as interpretações e estratégias resultantes.
Se não for pedido aos profissionais de SEO que sejam programadores experientes, o seu trabalho diário exige sólidos fundamentos técnicos. No que diz respeito à análise de dados. Compreender os números e interpretá-los ajuda a cultivar uma visão orientada para os negócios.
O sucesso dos cursos de formação dedicados aos dados aplicados a SEO, mostra uma apetência para este campo de especialização. Segundo Julien Deneuville, fundador da Databulle, “é importante ter uma visão global dos recursos disponíveis, a fim de os escolher de forma inteligente. São necessárias as ferramentas certas para os usos certos. Uma ferramenta que é a priori cara pode poupar tempo e permitir-lhe ir mais longe na análise. O objectivo é chegar rápida e eficientemente a uma interpretação que possa ser utilizada pelas equipas operacionais”.
Também vai gostar:
- Preços dos consultores SEO
- Como escolher um consultor SEO
- Como tornar-se um consultor SEO?
- O que e uma Consultor Marketing Digital?
- Trabalhar com uma agência de SEO ou consultor de SEO?
- Encontrar e recrutar um consultor de SEO