O primeiro reflexo ao procurar um prestador de serviços para se encarregar da optimização do seu SEO é pensar “Agência”. Mas existe também a alternativa do consultor de SEO Porto. Ambos dominam as técnicas de SEO, e podem potencialmente satisfazer as suas necessidades.
Então porquê um e não o outro?

Vantagens e desvantagens das agências de SEO

As agências de SEO que existem há vários anos têm a vantagem do seu pessoal.
Organizaram-se para ter as competências necessárias para responder a todas as questões de SEO e, assim, serem capazes de oferecer um serviço completo. É um verdadeiro conforto ter um balcão único para trabalhar sobre os 3 pilares da referenciação natural.
Não tem tempo para se ocupar de escrever os 2 artigos do blogue que a agência lhe pediu para fazer? Não é um problema, eles têm editores que podem tratar disso por si, se estiver disposto a pagar um extra à sua missão inicial.

A garantia de ter um acompanhamento permanente do projecto é um elemento importante. Numa equipa, haverá sempre uma pessoa de apoio para assumir a gestão do projecto no caso da sua principal pessoa de contacto estar ausente. A existência de processos na empresa, de bases de conhecimentos partilhados, deverá facilitar a aquisição de um ficheiro de clientes, se necessário.

Mas há também um lado negativo na moeda induzido pela existência destes processos organizacionais: automatização e rentabilidade. Quando um gestor de projectos SEO deve ser capaz de gerir mais de 20 clientes de cada vez, como já vi em algumas agências de SEO, existem regras a serem respeitadas. Ele não se pode dar ao luxo de passar demasiado tempo com um cliente à custa de outro.

Esta organização e estes processos, que são feitos numa lógica de rentabilizar o trabalho das equipas, podem levar a efeitos perversos. Como resultado, os produtos são cada vez mais padronizados. Já não é necessário ter colaboradores com um elevado nível de especialização em SEO para os escrever. É claro que não há necessidade de fazer generalidades, mas este é um caso que por vezes temos encontrado. O desafio para as agências de SEO que estão a crescer, com cada vez mais colaboradores e clientes, é :

manter um elevado nível de especialização em SEO nos seus gestores de projecto ou consultores, permitindo-lhes actualizar regularmente os seus conhecimentos,
para manter a qualidade da relação com o cliente, como nos tempos em que o trabalho era feito de uma forma mais “artesanal”.

Vantagens e desvantagens do consultor de SEO

Antes de prosseguirmos, vamos especificar que estamos a falar de um perfil de consultor independente com um nível de experiência bastante elevado (> 8 anos).

O consultor de SEO é também um empresário, mas normalmente trabalha sozinho. Os seus rendimentos dependem do seu trabalho. Sem clientes = sem salário. Onde uma agência SEO bem estabelecida pode dar-se ao luxo de perder alguns clientes num ano, um consultor independente não pode. É portanto do seu interesse investir o máximo possível para lhe dar satisfação se quiser manter uma colaboração duradoura (e frutuosa).

Os consultores SEO visíveis na Internet são muitas vezes pessoas muito experientes e oferecem serviços mais orientados para a dimensão da consultoria do que para a execução. A ligação em rede, por exemplo, é um aspecto que raramente é tratado por consultores independentes de SEO, tal como a escrita de conteúdos. O seu consultor poderá aconselhá-lo sobre a melhor forma de o fazer, dirigindo-o aos prestadores de serviços que conhece. Mas necessitará de recursos adicionais para implementar as suas recomendações e para fazer a gestão do projecto, além disso.

A disponibilidade do consultor também pode ser um ponto de atenção. Quando tinha poucos clientes para seguir, a reactividade e o envolvimento estarão certamente presentes. Este ponto tende a tornar-se menos verdadeiro assim que ele começa a ter um pouco mais de clientes. Pode esperar uma deterioração desta capacidade de resposta. Mesmo com uma organização muito boa, as prioridades terão de ser geridas.
Tendo sido consultor independente durante 5 anos, conheço muito bem as consequências quando os projectos começam a ser tratados em grande número.

Para não mencionar os “acidentes” de disponibilidade: uma doença, um acidente grave, e a sua única referência para o ajudar serão assinantes que estarão ausentes durante algumas semanas, sem ter tido tempo de organizar esta ausência.

Um consultor SEO independente é mais barato do que uma agência SEO?

Um consultor SEO independente é mais barato do que uma agência SEO?

Em geral, sim, é.
Mas tenha cuidado com quem fala. Porque se vai ver “SEO Gurus”, as “Rock Stars” da disciplina, que estão imersas no algoritmo da Google há pelo menos 15 anos, aqueles que escumam as conferências SEO e que trabalham diariamente na sua marca pessoal… as taxas vão disparar!
Esperar pagar mais de 1.500 euros por dia por conselhos sobre tarefas curtas.

Os consultores SEO tendem a visar perfis de projectos que necessitam de apoio à medida ou temporário em pontos específicos, ou a pessoas que querem aumentar a sua competência para fazer as coisas por si próprias.

Outros artigos sobre o mesmo assunto: