Como utilizá-lo para desenvolver a sua empresa?

O que é o Growth Hacking? E como é que os startups famosos se tornaram marcas de prestígio após a implementação de técnicas de Growth Hacking? Vamos descobrir juntos.

o que é growth hacking
Growth hacking

O que é o Growth Marketing?

Como o termo sugere, a pirataria informática de crescimento é o desenvolvimento e implementação de técnicas – conhecidas como hacks – para aumentar o crescimento de uma organização.

Muito frequentemente, será feita referência a indicadores tais como volume de negócios, quota de mercado, margem, número de clientes ou número de consumidores, por exemplo. O growth hacking para empreendedores utiliza le framework AARRR

Na realidade, o número de indicadores é muito maior, e o conceito de  growth hacking  é muito mais sofisticado.

O rápido crescimento de uma empresa através de growth marketing pode, por exemplo, ser o resultado de um aumento muito rápido de membros ou assinantes, que terão primeiro de ser apoiados, antes de se encontrarem soluções de monetização numa segunda fase. Ter mais seguidores nas redes sociais é um princípio que se revela indispensável no inbound marketing e alguns utilizam o growth hacking  para inflar a sua comunidade.

Assim, no contexto do crescimento e da comunicação de um arranque, pode facilmente tornar-se um eixo privilegiado. Isto resultará, por exemplo, em assinaturas premium que oferecem serviços e funcionalidades adicionais, soluções de publicidade nativa, marketing de espaço publicitário, etc.

Pode ir mais longe aqui

Growth Marketing para desenvolver a sua empresa

As estatísticas mostram que os artigos que tratam da growth hacking são lidos em massa. Este conteúdo que trata do assunto é também amplamente distribuído em redes sociais, uma vez que se trata de um tema fascinante.

Os decisores, empresários e líderes empresariais estão constantemente à procura de novas técnicas que lhes permitam aumentar as suas vendas, margens, o número dos seus clientes e consumidores – e em geral o desempenho global da sua empresa.

É aqui que a pirataria de crescimento pode fornecer soluções.

Se o assunto também é fascinante, é porque o próprio conceito de “growth hacking” é abstruso. É um termo técnico, parte do jargão do mundo empresarial, e muito difícil de definir de uma forma simples para muitos profissionais, mesmo os mais experientes.

O problema não é tanto como compreender a pirataria de crescimento em 5 minutos. Pelo contrário, o desafio será ser capaz de o definir numa única frase, o que poderá revelar-se um verdadeiro desafio, na realidade.

E o facto é que cada um dará a sua própria definição de growth marketing.

Growth Hacking: uma pletora de histórias de sucesso

A maioria das gemas digitais que recentemente experimentaram um aumento meteórico de popularidade devem o seu sucesso ao domínio das técnicas de growth marketing, entre outras coisas.

O Facebook, por exemplo, compreendeu desde o início que o sucesso da sua plataforma veio de um mecanismo antropológico e societal que é muito banal e trivial: as pessoas interessam-se fortemente pela vida dos outros.

Assim, a prioridade do seu génio fundador era, antes de mais nada, acompanhar a loucura criada pelo seu clipe de papel digital e apoiar o aumento exponencial do número de membros do Facebook. Esta estratégia, emprestada pela pirataria de crescimento, foi prosseguida durante muitos anos.

A ideia de Mark Zuckerberg foi certamente de colher os dividendos, mas só depois foi bem sucedida, graças em particular à abertura de capital da sua empresa, o que lhe permitiu tornar-se um bilionário. E, é claro, graças a uma política de marketing e vendas habilmente orquestrada a longo prazo.

As start-ups que se tornaram mastodontes em tempo recorde devem muitas vezes o seu sucesso a algumas técnicas de hacking de crescimento que conseguiram encontrar e explorar melhor do que outras.

Por exemplo, a Instagram compreendeu muito cedo que as pessoas gostavam de fotografias com filtros. Os numerosos comentários deixados pelos utilizadores transformaram a plataforma que hospedava estas fotos numa rede social de facto.

Os fundadores da Instagram finalmente aceitaram a oferta do Facebook de comprar a aplicação por quase mil milhões de dólares, apesar de a Instagram não ter gerado absolutamente nenhuma venda desde a sua criação.

Na altura, a Instagram capitalizou uma técnica de hacking de crescimento: o aumento exponencial de membros que se tornaram viciados em fotos filtradas, publicadas e comentadas.

Qual é o segredo do growth marketing?

Explicado desta forma, o sucesso do growth hacking parece simples. Os muitos exemplos frequentemente citados na imprensa poderiam levar-nos a acreditar que basta encontrar o famoso hack que permitirá a uma marca assegurar um crescimento excepcional das vendas.

A realidade é, evidentemente, bastante diferente: haverá muito poucos sucessos deslumbrantes para milhões de empresas recém-criadas.

O segredo para uma estratégia de growth é encontrar o hack que ainda ninguém conhece e que permitirá aos gestores de uma empresa aumentar drasticamente os seus resultados.

Como temos entendido, a especificidade de um hack revolucionário deve ser desconhecida, inexplorada e intrinsecamente ligada a uma expectativa societal e antropológica latente.

Se, por exemplo, decidisse hoje criar um clipe de papel digital global, compreenderia que não iria funcionar, porque chegaria depois da batalha.

Uma novíssima técnica de hacking de crescimento que funciona maravilhosamente, é uma técnica de marketing que muito rapidamente se torna perecível. Trata-se de conceber e utilizar uma tendência muito antes de qualquer outra pessoa – antes de qualquer outra pessoa tentar surfar essa mesma tendência.

Durante este período de tempo relativamente curto, quando finalmente estiver à frente dos seus concorrentes, terá de forjar uma vantagem competitiva indestrutível, graças a activos como antiguidade, know-how, valor acrescentado, notoriedade e imagem de marca.

O seu sucesso como hacker em crescimento irá causar muita inveja. E muitos vão querer tomar o seu lugar.

Conclusão sobre a Growth Hacking

A característica das técnicas de growth marketing é que elas tendem para o infinito. Entre métodos clássicos bem conhecidos e técnicas revolucionárias ainda desconhecidas, o campo de intervenção de um hacker em crescimento é gigantesco.

O dilema da selecção será mais um problema: uma vez que o tempo de cada um é limitado, o growth hacker irá questionar-se infinitamente sobre a melhor forma de explorar uma lista de hackers que é ilimitada em número.

A que hacks deve ser dada prioridade?

Essa é a questão. mas tudo começa com O Product Market Fit.