Resumo de 30 segundos:

  • O comércio eletrônico cresceu enormemente durante a pandemia COVID-19
  • Shopify, WordPress e Wix são plataformas populares de comércio eletrônico
  • Shopify é fácil, simples e popular para proprietários de sites
  • WordPress é melhor para SEO, criando escala real
  • Wix é apresentável e fácil de usar, mas vem com problemas de classificação
  • Para fazer o SEO funcionar no comércio eletrônico, considere a concorrência e os termos de pesquisa que você segmenta.

O comércio eletrônico realmente explodiu no ano passado. Como uma agência de SEO, nunca tivemos mais consultas de sites de comércio eletrônico nos últimos 12 meses que buscavam aumentar suas classificações e posições nos resultados de pesquisa do Google.

Com a venda de cobertores, velas perfumadas, kits de refeição e assinaturas, uma série de empresas de comércio eletrônico surgiram ou prosperaram sob o bloqueio e as restrições do COVID-19 e eles estão começando a recorrer ao SEO durante a pandemia e como pode ser usado para construir sua marca e gerar mais vendas.

Mas entender a plataforma certa para SEO desde o início é muito importante. Muitos clientes e pessoas com quem falamos vão investir grandes somas no design e na formatação manual de seus produtos, apenas para descobrir que a plataforma não é boa para SEO. Então o custo de transferência para outra plataforma torna-se significativo e é improvável que a maioria das empresas adote uma nova plataforma depois de tanto tempo.

Com isso em mente, revisamos as melhores plataformas de comércio eletrônico para SEO, incluindo Shopify, WordPress e Wix.

Conteúdo criado em parceria com Tudor Lodge Digital.

Shopify

O Shopify é praticamente o sonho da plataforma de comércio eletrônico para quem está começando a vender online. A capacidade de adicionar modelos de página, fazer upload de produtos, preços e categorias é muito simples – e você obtém um resumo claro de vendas, taxas de saída, devoluções e relatórios.

Do ponto de vista de SEO, o Shopify é forte. Temos clientes que garantiram com sucesso as colocações de uma posição através do Shopify, destacando que o Google gosta do código e do formato e pode ajudar a atingir suas metas de vendas.

Existem muitos plug-ins inteligentes que você pode adicionar, como pop-ups, quantos restam em estoque, descontos, reduções de preço e tudo que você precisa para ter uma loja online totalmente dimensionada.

As desvantagens de uma perspectiva de SEO estão apenas no site de administração das coisas. Não é tão rápido alterar meta-títulos e descrições em comparação com algo como o WordPress, que é muito desenvolvido para SEO. Pode ser um pouco complicado alterar coisas como texto alternativo de imagem e cabeçalhos – e, no geral, leva um pouco mais de tempo para navegar pelo CMS.

O mapa do site XML não é ideal, pois mostra apenas URLs em nível de categoria, quando eu preferiria que o mapa do site XML mostrasse uma longa lista de todos os URLs indexados com sua indexação e prioridades claramente visíveis. Mas isso não impede que um site do Shopify ainda tenha uma boa classificação e assegure as primeiras posições.

WordPress (Woo Commerce)

Usar o Woo Commerce no WordPress é meu método preferido para um site de comércio eletrônico impulsionado por SEO.

Você tem todos os recursos usuais incluídos em um CMS de comércio eletrônico, como listas de produtos, preços, descontos, códigos de cupom e relatórios.

A principal vantagem é a escalabilidade do SEO no WordPress, o que torna muito fácil alterar metadados (usando Yoast), alterar cabeçalhos, links internos, links quebrados, redirecionamentos, Schema, revisões e tudo mais que você espera do WordPress.

A única desvantagem do WordPress é que você pode precisar continuar adicionando plug-ins para desenvolver um site de comércio eletrônico significativo e isso pode começar lentamente a exigir muitas atualizações, plug-ins quebrados, tentativas de hack e reduzir significativamente a velocidade do site.

No geral, Woo Commerce é minha opção preferida porque SEO é nosso primeiro ponto de contato, mas ter um bom desenvolvedor para ficar por dentro de seus plug-ins, manutenção e velocidade do site será a chave para o sucesso aqui.

Wix

O Wix tem uma ótima aparência e é muito acessível, variando de £ 13 a £ 22 ($ 18 a $ 30 por mês). A capacidade de arrastar e soltar guias significa que você obtém muita liberdade de design e pode mais ou menos construir o que quiser.

As páginas do produto parecem nítidas e claras e podem ser bem otimizadas para SEO.

O contras é que você precisa otimizar cada página, uma por uma, o que torna a navegação um pouco mais demorada em comparação com o back-end do WordPress.

Quando se trata de resultados, descobrimos que um site Wix se classifica, mas não em sua capacidade máxima. Você pode ter sucesso na classificação de sua marca e em algumas pesquisas de cauda longa, mas o uso de construtores de páginas é um obstáculo para o Google e, como o Squarespace, as classificações às vezes podem ficar aquém.

Identificação de oportunidades de SEO em comércio eletrônico

O comércio eletrônico é um animal um pouco diferente quando se tenta obter alguma visibilidade no Google – quando comparado a outros serviços ou produtos.

Ao procurar obter exposição para um produto popular, você deve considerar que provavelmente haverá o Google Ads e o Google Shopping, então, em teoria, o cliente médio do Google provavelmente verá entre 5 e 10 anúncios diferentes antes de ver um resultado de pesquisa orgânica (SEO).

Então você deve considerar que alguns setores são muito competitivos e há muitas pessoas vendendo vestidos, joias e velas – e você precisará de muito esforço para se classificar acima deles. E, a menos que você esteja entre os 5 primeiros resultados orgânicos, provavelmente não obterá as vendas de que precisa para crescer.

Nosso conselho é simples. Se o seu produto for bastante nicho e a concorrência for relativamente baixa, então você tem um caso real de negócios para usar e conduzir o SEO em um site de comércio eletrônico.

Se a competição for alta, considere usar uma variedade de anúncios pagos no Google, Facebook e Instagram e tente direcionar frases de SEO que sejam muito específicas, de cauda longa e menos competitivas. Você terá uma chance muito melhor de se classificar bem para eles e também poderá garantir alguns clientes de melhor qualidade.


 

Source http://www.clickz.com/analyzing-the-best-ecommerce-platforms-for-seo