Creative Commons Search está se juntando ao WordPress.org, o que ajudará a manter o mecanismo de busca de imagens gratuitas correndo para o futuro previsível.
Matt Mullenweg, CEO da Automattic, empresa controladora do WordPress, diz que decidiu incorporar o CC Search depois de ouvir que estava em perigo de ser encerrado:
“Sou um defensor de longa data do Creative Commons e de seu trabalho influente em licenças de conteúdo aberto e, quando soubemos que eles estavam considerando encerrar seu mecanismo de pesquisa CC, imediatamente começamos a explorar maneiras de mantê-lo funcionando.”
Uma das maneiras pelas quais Mullenweg manterá o CC Search funcionando é dando a ele um novo lar no WordPress.org.
Isso removerá despesas indiretas significativas para CC Search, já que o WordPress cobrirá os custos de hospedagem de seu repositório de 500 milhões de imagens.
“Estou ansioso para dar um novo lar ao seu produto de pesquisa aberta no WordPress.org em um compromisso contínuo com as liberdades de código aberto e fornecendo este recurso à comunidade por décadas.”
Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que oferece uma experiência de pesquisa sem anúncios. O CC Search depende de doações para continuar funcionando.
Com os custos de hospedagem removidos, o CC Search será menos dependente da generosidade dos usuários daqui para frente.
Além disso, a Automattic está contratando membros-chave da equipe CC Search e patrocinando seu trabalho.
Creative Commons conta com uma equipe de desenvolvedores voluntários para manter seus projetos de código aberto.
É possível que alguns desses voluntários sejam pagos por seu trabalho pela primeira vez. Embora não esteja claro se a Automattic está contratando voluntários da CC ou membros de sua equipe de engenharia em tempo integral.
Em qualquer caso, esta é uma grande vitória para Creative Commons, que tem ajudado editores a encontrar imagens abertamente licenciáveis desde 2001.
Mullenweg observa que o CC Search em breve adicionará suporte para áudio e vídeo. É provável que isso não fosse possível sem a ajuda do WordPress.
A contratação de membros da equipe CC Search abre a porta para expandir seus recursos com mais recursos no futuro.
Mullenweg diz que compartilhará detalhes sobre os planos futuros em algumas semanas, assim que tudo do CC Search estiver ativo e em execução no WordPress.
No momento, não se sabe o que a mudança significará para os proprietários de sites WordPress. Além do benefício de ter acesso contínuo ao CC Search.
Tenho certeza de que no topo da lista de desejos de todos está a capacidade de pesquisar e adicionar imagens às postagens sem sair do editor do WordPress.
Creative Commons atualmente oferece um oficial Plugin WordPress o que torna mais fácil para os proprietários de sites adicionarem licenças de uso gratuito ao seu próprio conteúdo. É possível que a funcionalidade seja oferecida nativamente em versões futuras do WordPress.
A Creative Commons ainda não divulgou uma declaração oficial, mas o ex-CEO Ryan Merkley ofereceu suas opiniões sobre Twitter:
“Quando comecei o CC Search, sempre esperei que ele se tornasse parte da infraestrutura da Internet. [Matt Mullenweg] e falei pela primeira vez sobre CC Search em 2018, e ele imediatamente viu o potencial. Estou muito feliz em ver isso acontecer. É ótimo para WordPress e ótimo para Commons. ”
Fonte: Matt Mullenweg’s blog pessoal
Source https://www.searchenginejournal.com/wordpress-saves-creative-commons-search-engine-from-shutting-down/405400/