Definição de Cloaking :

A cloaking é uma técnica de Black Hat SEO (proibida pelo Google) que permite fornecer um resultado diferente (uma página web) dependendo do visitante que pede para consultar uma informação.

Em SEO, um sistema de camuflagem, por exemplo, enviará uma dada página a um visitante humano e outra (normalmente mais optimizada) a um motor de busca.

No campo da SEO, falamos frequentemente da noção de Cloaking, ou por vezes de IP Delivery ou IP Cloaking. O que significam estes termos e para que são utilizados como parte de uma estratégia de SEO? Estas técnicas são aceites pelo Google?…

A Cloaking (para camuflar) baseia-se geralmente na detecção do agente-utilizador (a “assinatura”, o nome com o qual o visitante chega a um servidor).

Se for um ser humano a usar um navegador clássico, será reconhecido como tal. Mas se ele se apresentar sob o nome de um robô (Googlebot, Bingbot, etc.), também será detectado e um sistema de Cloaking será então capaz de executar um certo número de acções em conformidade, dependendo de como foi concebido.

Em SEO, esta possibilidade é frequentemente utilizada para apresentar códigos-fonte específicos (nomeadamente mais optimizados mas não muito agradáveis aos olhos) aos motores de busca, a fim de estar melhor posicionado nos resultados.

Note-se que esta é uma prática claramente proibida pelo Google. O motor sempre disse sobre este assunto que não existe uma boa camuflagem e que qualquer manobra deste tipo era repreensível.

Também falamos com bastante frequência sobre a entrega de IP, que é um método bastante semelhante, mas baseado na detecção do endereço IP e não no agente-utilizador.

A entrega de IP nem sempre é necessariamente considerada como uma tentativa de manipulação. Exemplo: exibição de um site em portugues se o endereço IP do visitante for geolocalizado em Portugal.

Mas se o IP Delivery se baseia nos endereços IP dos robôs para lhes fornecer conteúdo específico, é spam como na Cloaking. Ver as definições oficiais destes termos pelo Google.

Aqui estão também alguns links para ir mais longe sobre o assunto Black Hat SEO: