SEO é uma disciplina (até mesmo uma arte), em perpétua evolução. É por isso que pede para se manter informado regularmente para se manter atualizado com as boas práticas. Enquanto algumas coisas se movem, outras permanecem.

Este é o caso de tags HTML. Esses elementos que você pode conhecer melhor sob o nome de título ou subtítulo, podem realmente permitir que você otimize seu conteúdo e melhore seu posicionamento nos resultados de pesquisa do Google e de outros mecanismos de pesquisa.

Quais são os tags HTML para examinar com atenção e como proceder? Explicações.

Tags HTML: do que estamos falar?

O objetivo das tags HTML é estruturar um texto. Isso melhora a experiência de leitura, trazendo clareza ao texto e indicando informações claras aos mecanismos de busca. Em particular graças à presença de palavras-chave nas “legendas”.

Além das tags Hn, cujo número é 6, existem outras tags HTML, como a tag Title ou a meta descrição. Veremos neste artigo como usá-los de forma otimizada.

1. A etiqueta de título: elemento-chave de seu SEO

A tag de título ou tag de título em portugues está obviamente no centro de seu conteúdo. Este é o título dado à sua página da web.

O conteúdo da etiqueta de título é o elemento usado pelos motores de busca quando exibem os resultados. Deve, portanto, atender a certos critérios:

  • Contém a palavra-chave principal
  • Não exceda 65 caracteres (10 a 12 palavras)
  • Seja atraente

Na verdade, o Google usa a taxa de cliques para medir a atratividade de sua página. Quanto mais você quiser, mais cliques terá e melhor será sua classificação no SERP.

2. Tags Hn: para estruturar o corpo do texto

Estes são os Tags Hn variando de 1 a 6. Aqueles que você pode encontrar no WordPress, por exemplo, sob o nome de “parágrafo” no antigo editor e “Título” em Gutenberg.

Seu objetivo é dar clareza ao texto, estruturando-o e priorizando-o. Mas também possibilitam fornecer riqueza semântica ao variar o campo léxico da palavra-chave. O que é ótimo para SEO.

Essas marcas, ao contrário da marca de título, são visíveis no conteúdo do texto. Estas são simplesmente as manchetes que você pode observar ao ler um artigo. Por outro lado, eles não aparecem nos resultados do mecanismo de pesquisa. Porém, as tags são analisadas pelos robôs responsáveis ​​pela indexação de suas páginas, o que significa que com a otimização correta, eles podem reforçar as informações recuperadas durante um rastreamento e, assim, melhorar sua classificação nos resultados da pesquisa.

Boas práticas :

  • Use apenas uma tag H1 por texto
  • Siga a ordem hierárquica das tags (H2 para capítulos, H3 para uma subparte de um capítulo, etc.)
  • Opte por títulos curtos e claros, contendo, se possível, uma palavra-chave ou uma variante semântica

3. A meta-descrição

O objetivo principal dessa tag HTML é fazer com que os internautas cliquem. Na verdade, a dúvida permanece sobre seu impacto direto em termos de SEO. Não está totalmente provado que os bots analisam o conteúdo da meta descrição para indexação.

No entanto, o conteúdo dessa tag é o resumo que aparece nos resultados da pesquisa. 100 caracteres de comprimento (Máximo de 120), permite que você lance o conteúdo rapidamente e incentive os visitantes a visitar o site. Para isso, recomenda-se o uso de verbos de ação como “descobrir”, “baixar”, “criar”, etc.).

4. O tags robots : para manter o controle

Por defeito, os robôs que analisam regularmente o seu site para indexar as suas páginas, levam em consideração todo o conteúdo do seu site. No entanto, você pode querer excluir certos elementos. Quer se trate de conteúdo mais antigo que você deseja manter no site ou itens disponíveis apenas com acesso privado, etc. É aqui que entra o farol do robô.

A tag do robô é gerenciada no arquivo robots.txt que está localizado na raiz do seu site. Você pode modificá-lo usando o plugin Yoast SEO, se trabalhar no WordPress, ou integrando-o manualmente através do seu servidor FTP, na raiz do seu site.

Para ter certeza de não cometer nenhum erro fatal para sua referência natural, você pode chamar um especialista em SEO freelance para guiá-lo na configuração de suas tags html.

Source https://www.codeur.com/blog/balises-html-seo/